• Danielle Lins

Os principais insights do Go Digital Festival 2022 – segundo dia

Atualizado: 16 de fev.

A primeira edição do maior evento de marketing digital e empreendedorismo da América Latina, Go Digital Festival, chegou ao fim na noite do dia 28, com uma grande gama de conteúdos sobre o mercado digital e mais palestrantes renomados.


Vem saber o que aconteceu no último dia de evento aqui neste post!


Como escalar relacionamento

Quem abriu o segundo dia de palestras foi o empresário Alex Monteiro, ele que monta empresas com foco em promoções, micro influenciadores e mercado, marketing esportivo e de influência, empresariando bandas e personalidades locais. Hoje, Alex é responsável pelas carreiras de Whindersson Nunes, Tirullipa, Carioca, Rafael Cunha, Rezende, Luccas Neto, entre outros.


Apresentação do empresário Alex Monteiro. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do empresário Alex Monteiro. Foto: Acervo pessoal

No Go Digital, ele explanou a temática “Como escalar relacionamento” frisando que relacionamento é sobre você levantar pessoas e potencializá-las. “Ter contato não significa ter relacionamento. Para ter relacionamento de fato você precisa ir a fundo de fato”.


O empresário que explicou a diferença entre os termos influente e influenciador como “ser influente é gerar valor a partir do seu conteúdo, e influenciador é o adjetivo de quem influencia”, considera três aspectos importantes para crescer no digital e escalar relacionamento:


1º Autenticidade: Capacidade de ser você - manter quem eu sou para chegar aonde quero chegar. “O que determina um relacionamento é ser você, sua essência, deixar a sua verdade falar, deixar o seu coração sair”.

2º Se importar: Compreender o outro - a audiência quer que você cuide dela como ser humano. “Comunicação não é o falar, mas o se entender. Se quer escalar relacionamento, faça parte da mesma causa. As pessoas seguem causas. Qual a sua causa?”.

3º Reciprocidade: Fortalecer o seu movimento - fortalecer a sua causa. “Seja você a pessoa que indica o caminho para outras pessoas”.


Desde 2016, Alex participa de workshops, palestras e seminários, falando sobre marketing de influência.


Provocações de um empreendedor

A descontração tomou conta do palco do Teatro Guararapes com a palestra do empreendedor Caio Carneiro, ele optou por trazer provocações de boas ideias e fugir das fatídicas palestras roteirizadas. “As pessoas que não vencem na vida não são por falta de competência, mas de compromisso”.


Apresentação de Caio Carneiro. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Caio Carneiro. Foto: Acervo pessoal

Expert em vendas diretas há mais de uma década, eleito um dos líderes mais influentes do mundo no segmento pela Business From Home, Caio é autor best-seller e um dos autores mais lidos do Brasil por três anos consecutivos, também fundador do BuQme, plataforma digital com milhares de assinantes. Ele destacou que a positividade no mundo dos negócios está relacionada à “inclinar-se naturalmente para debater soluções e reconhecer os problemas que tem e discutir as soluções”.


Para Caio, existem dois tipos de pessoas positivas: “O positivo raiz reconhece o problema e discute a solução, e o positivo nutella reconhece o problema, mas deixa o tempo resolver”.


Considerando o sucesso igual à fidelidade no relacionamento e que liderança tem a ver com consistência e não com intensidade, Caio destacou os cinco pilares para obter o sucesso: positividade, direção, atitude, autenticidade e reciprocidade. “Excelência é um hábito. Corra por bons motivos para atingir os seus objetivos e entre pra rachar.”


Os fundamentos da alta performance

Falar de Joel Jota é falar de treino e performance, ele que foi atleta profissional de natação durante quase duas décadas, e representou a seleção brasileira de natação em torneios internacionais, deu uma aula no Go Digital sobre “Os fundamentos da alta performance” compartilhando sua trajetória e experiências que o levaram a se tornar um treinador de alta performance, após a carreira como nadador. “O que me motiva é o resultado. Se eu não nasci com os braços de campeão, que eu tenha a mente de campeão.”


Apresentação do treinador Joel Jota. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do treinador Joel Jota. Foto: Acervo pessoal

Segundo Joel, que hoje é empresário, treinador na área de desenvolvimento humano, professor, escritor, palestrante, empreendedor e mentor de negócios, há três fundamentos importantes para alcançar o sucesso:


1º fundamento: Treinar - sucesso é treino. “O campeão não se surpreende, ele treina. Fique tão bom a ponto de ninguém ser capaz de te ignorar. As pessoas podem até não gostar de você, mas não podem negar o seu resultado”.

2º fundamento: Comece pelo talento. “Se você não está performando veja se é por falta de treinamento ou de talento. Não peça oportunidade, mereça oportunidade”.

3º fundamento: Confiança - Tenha confiança em você. “É com a sua história que você vai. Trate de valorizar quem é você e a sua essência”.


Para finalizar a participação, o mentor partilhou uma frase dita pelo seu pai Joel Moraes antes de falecer, que carrega tatuada em seu braço: “Pense como quiser, faça o que quiser, mas não culpe ninguém por seus resultados”.


Ative o modo Shark

A empreendedora serial, apresentadora do programa Shark Tank Brasil, palestrante e escritora, Cris Arcangeli, que atua no mercado de beleza, bem-estar e alimentos funcionais, mostrou que que é um verdadeiro tubarão nos negócios. “Nade, aja, pense, empreenda como um tubarão voador”.


Apresentação de Cris Arcangeli. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Cris Arcangeli. Foto: Acervo pessoal

Com sua autoridade e expertise em administrar empresas, Cris palestrou sobre novas tendências do empreendedorismo, vendas e impacto social. “Quem inova tem margem e quem tem margem tem lucro”. Para ela, o Empreendedorismo possui quatro pilares:


Credibilidade – se traduz como confiança, segurança, boa reputação. São anos de dedicação para construir e pode se perder em segundos.

Liderança – o líder é aquele que está na frente e antecipa tendências, tem um time engajado na sua missão e propósito. “A gente quer gente que sente, que trabalhe como se fosse dono do negócio”.

Network – é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Vale mais do que dinheiro.

Inovação – é igual a lucro. Dá licença poética para começar pequeno. Mas é preciso testar (MVP) e ter coragem de investir para adquirir gestão da inovação.


7 pontos para lucrar mais

  1. Não perca seu tempo em atividades de baixo valor: o tempo do empreendedor tem que ser para estratégias, planejamento e vendas. “60% do seu tempo foque no que você pode fazer; 20% foque no planejamento; 20% foque na estratégia”.

  2. Atenção total aos custos

  3. Cuidado com desvios e desperdícios

  4. Não se apoie em promoções constantes e liquidações. “Promoção é 20%, 25%, no máximo 30% para promover o produto a vender mais”.

  5. Procure formas de crescer o seu pedido ou ticket médio

  6. Cuidado com excesso ou falta de estoque: fique de olho na validade.

  7. Tenha um mentor - “Já vi mentores sem sucesso, mas nunca vi sucesso sem mentoria”.


Cris Arcangeli demonstrou preocupação com o impacto social e ambiental ao empreender, ela considera importante que “uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade, o desenvolvimento social, a adversidade, o meio ambiente e a reciclagem ajuda a comunidade com a qual se relaciona e o seu entorno, e promove impacto positivo”.


Por fim, aproveitou para destacar o trabalho que realiza nas comunidades com o movimento “Empreender liberta”, que incentiva mulheres a empreenderem e com isso ter liberdade e independência financeira para fazer suas próprias escolhas; e o seu reality show “Comunidades a mil”, que faz aceleração e investimento em startup e negócios nas comunidades do Brasil.


Mentalidade de governo para transbordar

Uma das palestras mais aguardadas da parte da tarde foi a de Pablo Marçal, autor, mentor e estrategista digital para grandes players como Thiago Nigro, Paulo Vieira, Kaisser, Marcus Marques entre outros, porém, para a decepção do público, o máximo que a plateia conseguiu vê-lo foi do telão durante um meet ao vivo, em razão de que Pablo não compareceu presencialmente porque tinha viajado a lazer com a família para os Estados Unidos, um dia antes do evento.


Apresentação de Pablo Marçal. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Pablo Marçal. Foto: Acervo pessoal

A organização do Go Digital não se pronunciou nem deu uma justificativa plausível pela ausência do palestrante muito menos Pablo demonstrou qualquer constrangimento e, ainda por cima, ironizou que a sua participação virtual é uma tendência do metaverso, mas em se tratando de Pablo Marçal podemos esperar qualquer inconveniência visto que um dos seus lemas é “vá cuidar da sua vida”. “É muito mais importante se conectar com quem está na plateia do que com os palestrantes para adquirir conhecimento”.


Para o público, em especial os que vieram de outros municípios de Pernambuco, como foi o caso de alguns empresários da cidade de Gravatá, Agreste do Estado, na ilusão de conseguir um contato mais próximo e interagir pessoalmente com o mentor, vão ter que tentar uma outra oportunidade, pois nem jatinho, carros importados ou helicóptero trouxeram o palestrante para o Go Digital Festival, quem sabe ano que vem na segunda edição, não é mesmo?


Na sua participação virtual, o idealizador do primeiro reality show sobre marketing digital transmitido pela internet: o La Casa Digital, Pablo, abordou assuntos relacionados à mentalidade de governo, configuração mental e prosperidade digital. “Quando você for obstinado o bastante, força a fazer o que está no seu coração, você vai ver um resultado inimaginável”.


Marçal, que ajuda as pessoas a desbloquearem sua identidade digital, explicou que o que faz vender mais é a pessoalidade. “Há três níveis: a Mensagem (o que está em nós), o Envelope (que sou eu) e a Arte (as múltiplas formas para chamar atenção das pessoas em relação à mensagem)”.


Com uma participação “meia-boca”, não demorou muito para Pablo concluir sua fala passando a vez para as perguntas da plateia, o que gerou mais descontentamento do público que considerou mais proveitoso o conteúdo de uma live dele no Instagram ou no YouTube.


Fica no ar o que de fato impediu Pablo Marçal de estar presencialmente na primeira edição do Go Digital Festival. É questionável também o fato de a organização do evento divulgar a participação dele de forma presencial tendo em vista que ele tinha uma viagem programada. Ou será que em meio à repercussão negativa a respeito da escalada no Pico dos Marins, no início de janeiro, fez com que Pablo desistisse de tal exposição?


A verdade é que os grandes players desse mercado de negócios digitais não são perfeitos ou vivem uma vida perfeita como alguns costumam pregar, precisamos desmistificar tal pensamento, com certeza devem existir muitas tretas nesse meio que a gente nem sonha. Há aqueles empreendedores que estão em busca de marcar território, alguns se ajudam entre si e outros fazem competição, tem os que são celebridades, como o empresário, hipnólogo e artista Pyong Lee, que evitou ao máximo ter contato com o público, praticamente corria pelo Centro de Convenções, desde o primeiro dia de evento, fugindo das pessoas (peguei ranço! Brinks), inclusive lançou o seu mais novo empreendimento na área de Educação, a Escola Nous, apadrinhado por Janguiê Diniz.


Discordo de qualquer tipo de veneração e idolatria a quem quer que seja, também considero que atitudes desse nível não combinam com o ecossistema de empreendedorismo e negócios, o grande lance é tratar de igual pra igual e cooperar para todos ganharem. Mas não se engane, nem todo crescimento é aprovação, há muitas promessas espalhadas por aí. Prefiro ficar com os ensinamentos do pastor Claudio Duarte e do master coach José Roberto Marques que estiveram no primeiro dia, respectivamente: “Têm coisas que aprendi aqui, mas têm coisas que não vou levar para a minha vida” e “Tudo que vier é bem-vindo, deixe que venha. Se for bom, deixe que fique, se for ruim, deixe que vá”.


Construindo patrimônio de forma inteligente

O que alguns têm de estrelismo outros têm de simplicidade, como é o caso da CEO da Atom, a maior empresa de traders da América Latina, Carol Paiffer, que atua no mercado financeiro desde 2005, uma das poucas mulheres que se arriscaram nessa profissão. Ela explorou a temática de mercado financeiro resumindo em três assuntos: dinheiro, economia e investimento, onde frisou a diferença entre a cultura do endividamento e a cultura do investimento no Brasil. “Não seja refém da sua fonte de renda e do seu salário. Estabeleça a cultura das multi receitas”.


Apresentação de Carol Paiffer. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Carol Paiffer. Foto: Acervo pessoal

No encontro, Carol que é uma das sócias do Instituto Êxito de Empreendedorismo, sendo a única mulher em meio a 33 homens, integrante do quadro de investidores da quinta temporada do programa Shark Tank Brasil, e apresentadora do quadro “Café com Mercado” do UOL Economia+, detalhou as melhores formas de administrar o dinheiro, provocando o público a refletir sobre os próprios hábitos financeiros. “Aonde está o seu dinheiro? Quanto vale a sua hora hoje?”.


Paiffer, com toda maestria, fez diversas reflexões sobre as oportunidades da atual economia do país, e como e onde podemos investir. “Negócios lucrativos são aqueles com margem maior. Pensando em franquia olhe os números. Quando você terá retorno?” Por fim, Carol deixou a seguinte meta a ser cumprida até o fim de 2022 para o público: “Faça a sua hora valer três vezes mais”.


Painel Tendências

No último painel do Go Digital Festival, o criador do canal no YouTube Jovens de Negócios e autor do livro “O que o Ensino não te Ensina”, Breno Perrucho, compartilhou sua experiência enquanto criador de conteúdo para o YouTube, onde aborda a temática de educação financeira e negócios para jovens no Brasil.


Apresentação do youtuber Breno Perrucho. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do youtuber Breno Perrucho. Foto: Acervo pessoal

Breno tornou-se milionário aos 22 anos, e hoje é sócio de Thiago Nigro (O Primo Rico) e fundador da empresa de educação Jovens, composta pelas empresas: Jovens de Negócios, Kraüss Studios, o portal de notícias The Compass, e a marca de roupas Vila Mônaco. Seu principal propósito é ensinar o que o ensino não te ensina, de forma democrática, divertida e acessível a todos.


Considerando a plataforma do YouTube como um canal de distribuição de conteúdo e não um negócio propriamente dito, Breno Perrucho orientou o público a como identificar suas habilidades para expandir um negócio. “O que move o seu motor econômico? O que você faz que é tão bom e pode ser melhor que outra pessoa? O que você é apaixonado por fazer? Ao descobrir, focar nessa única coisa”.


Para criar conteúdo no YouTube, o empreendedor ensinou a “definir a área de conteúdo que você quer falar, definir o público, fazer o planejamento editorial e focar em SEO. Você não precisa reinventar a roda.”


A motivação correta para crescer no digital

A intensa maratona de palestras da primeira edição do Go Digital Festival encerrou com a participação do escritor e mentor Tiago Brunet, fundador do Instituto Destiny, que ministra palestras e cursos de desenvolvimento pessoal no Brasil e no mundo, mentor do Clube de Inteligência, e um dos ''spiritual influencers'' mais seguidos do mundo.


Apresentação de Tiago Brunet. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Tiago Brunet. Foto: Acervo pessoal

Brunet inspirou a todos os presentes ao relatar sua trajetória de superação e experiências de vida para a construção de futuro e prosperidade com propósito. “A determinação determina o quão longe você vai e quanto vai permanecer”.


Ele que tem como missão reduzir a pobreza espiritual, mental e emocional das pessoas, ressaltou a importância de ter a plena consciência dos prós e contras ao adentrar no meio digital. “Você só é atingido por aquilo que você permite. Crie um muro de proteção para proteger a sua vida ao crescer no digital”.


Tiago Brunet evidenciou ainda que “ter o coração blindado e a motivação correta” sempre vão proporcionar ao indivíduo a sensação de se sentir realizado pelo que faz, mas assegurou que “o sentido de vida vem quando você começa a ajudar as pessoas”.


É isso aí, minha gente! A primeira edição do Go Digital Festival em linhas gerais, cumpriu o seu papel de compartilhar a educação digital, reunindo grandes nomes do marketing e do empreendedorismo. Atendeu aos cuidados nos protocolos de biossegurança em virtude da pandemia da Covid-19, promoveu interação digital a partir do uso do aplicativo do evento por onde o público recebia todas as informações da agenda, notícias, vídeos e a programação durante os dois dias.


Vale destacar que a estrutura foi compatível com a dimensão do evento, tiveram alguns stands de empresas parceiras espalhados como a Overdrives, On movie, b.Uni e Peixe 30, porém para as próximas edições sugiro acrescentar mais ambientes tecnológicos, de inovação e conexão, inclusive mais opções de estabelecimentos de comida, pois os dois únicos locais não foram suficientes para atender a alta demanda.


Uma característica em comum no discurso da maioria dos palestrantes foi relacionar a temática espiritualidade com o mundo dos negócios, incluindo a participação de representantes da Igreja como um padre e pastor. O que me faz lembrar da recente citação do professor de Criatividade, Murilo Gun: “Depois da digitalização, a grande transformação do mundo corporativo vai ser a espiritualização. Transformação digital foi só um treino para transformação existencial. Se quando mexeu no mundo externo foi tão desafiador...imagina quando o foco for mexer no mundo interno”. Pelo visto já é uma realidade. O que vocês acham, hein?


Sabemos que o mundo está em constante evolução e a transformação digital exige que nos adaptemos à novos formatos. Quem atua nesse mercado precisa acompanhar o ritmo e buscar inovar de forma acessível e ágil. Por isso, recomendo quem puder que participe de eventos como esse, mas é claro, sempre de forma consciente e analítica. Ah, e a edição 2023 do Go Digital Festival já tem datas marcadas: 26, 27 e 28 de janeiro do próximo ano!



Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.

24 visualizações2 comentários