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Os principais insights do Go Digital Festival 2022 – primeiro dia

Atualizado: 15 de fev. de 2022

Falaaa, comunidade digital! Que 2022 está a todo vapor é inegável, você piscou e o mês de janeiro já encerrou! E por aqui, fechou com chave de ouro com a realização do Go Digital Festival. Não sabe o que é? Então continua lendo este post que vou te contar tudo e mais um pouco.


A minha cidade Recife sediou, nos dias 27 e 28 de janeiro, no Centro de Convenções de Pernambuco, a primeira edição do Go Digital Festival com o tema “Tendências para o digital em 2022 - O ano da virada da sua vida”, maior evento de marketing digital e empreendedorismo da América Latina. O festival, promovido pela GoKursos, a qual pertence ao grupo Ser Educacional, tem a proposta de compartilhar a educação digital através das novas tendências de crescimento do mundo digital e as principais estratégias de marketing utilizadas pelos maiores fenômenos da internet brasileira.


Seguindo todos os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19 e atendendo às recomendações do decreto do Governo de Pernambuco em relação às normas para a realização de eventos presenciais, o Go Digital Festival exigiu dos visitantes a utilização de máscara, bem como, o comprovante de vacinação completo e o teste negativo para Covid-19, além de disponibilizar álcool em gel e garantir distanciamento social. Aos participantes que não conseguiram fazer o exame nas últimas 24h, uma unidade laboratorial ficou disponível no local para a realização de testes pagos e rápidos de antígeno.


De acordo com a organização, o público estimado foi de mil pessoas e o evento é o lugar certo para quem deseja aumentar a interação e o engajamento das mídias sociais; aprender múltiplos sistemas de vendas que só o mundo digital é capaz de oferecer; aumentar a captação de clientes e multiplicar o faturamento da empresa; fazer lançamentos de 6, 7 e 8 dígitos; e vender todos os dias na internet.


Depois de um bom tempo sem participar de evento presencial desse porte devido à pandemia, fiquei empolgadíssima. Ver as pessoas se conectando em um ambiente como esse, mesmo seguindo o protocolo de distanciamento foi muito envolvente, estava sentindo falta disso. Vou trazer pra vocês um resumo sobre boa parte das palestras que consegui assistir no primeiro dia, além, é claro, de deixar meu ponto de vista em alguns aspectos. Vem comigo!


Palestras

Começo enfatizando a minha “indignação” diante da programação extensa para apenas dois dias. Isso porque foram mais de 30 palestras com temas relacionados à presença digital das empresas, mídias sociais, chaves para o sucesso nos empreendimentos e na vida pessoal, novos modelos de negócios, inovação, produção de conteúdo, atuação de influenciadores, além de outros assuntos ministrados por grandes nomes como Janguiê Diniz, Carol Paiffer, João Kepler, Pablo Marçal, Tiago Brunet, Kaisser, Pyong Lee, Cris Arcangeli, Gilberto Augusto, Maíra Cardi, e outros palestrantes convidados. Uma verdadeira maratona de conhecimento!


Como não houve intervalos para almoço, cabia ao participante escolher horários que ele considerasse mais viáveis para se retirar do teatro e fazer uma pausa para relaxar, interagir e, é claro, comer porque ninguém é de ferro, né?! Muitos participantes também reclamaram, tanto que no último dia de evento foi anunciado que a segunda edição acontecerá em três dias.



Plateia no primeiro dia do Go Digital Festival. Foto: Acervo pessoal
Plateia no primeiro dia do Go Digital Festival. Foto: Acervo pessoal

O desafio da humanização do digital

O palestrante a abrir oficialmente o Go Digital foi o conselheiro do reality “O Aprendiz”, da Rede Record, José Roberto Marques, que é master coach sênior e trainer, presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com a palestra “O desafio da humanização do digital”, onde abordou as quatro necessidades básicas do ser humano que, segundo ele, são “ser ouvido; ser reconhecido; direito de errar (aceitar as próprias falhas e dualidades, visando aceitar a dualidade e aprender com as falhas); e direito de pertencer”.


Apresentação de José Roberto Marques. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de José Roberto Marques. Foto: Acervo pessoal

Para o coach, estamos vivendo uma era muito poderosa de conexão com as pessoas, pois pessoas se conectam com pessoas. “Hoje em dia a grande vibe do mundo é o compartilhamento de conhecimento e experiências, criação de grupos de interesses similares. Pense em como você pode contribuir com a sociedade, porque quando você se conecta com um grupo de pessoas você vai muito mais rápido”, disse.


Em seu discurso, ainda citou como exemplo, as mensagens humanizadas automáticas enviadas pela central da loja Magazine Luiza via WhatsApp para o cliente após uma compra, contendo uma linguagem gentil e educada que aproxima a empresa do cliente.


Tempo vale dinheiro

Popularmente conhecido como Primo Rico, Thiago Nigro é o criador de um dos canais do YouTube mais influentes do país, O Primo Rico, onde aborda conteúdo sobre finanças. Com a plateia entusiasmada, Thiago trouxe o conceito de máquina do tempo relacionando tempo e dinheiro e a importância de aprender a gerenciar e a usar o presente para “comprar horas” do futuro através de investimento financeiro. “A vida só começa quando você atingir a liberdade financeira, até lá você não é livre, mas escravo”, frisou.


Apresentação de Thiago Nigro. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Thiago Nigro. Foto: Acervo pessoal

Vivendo uma nova fase mais conectada com Deus, em busca da própria essência, o Primo compartilhou sua evolução espiritual, algumas passagens bíblicas e os princípios milenares aprendidos com a instituição Igreja que podem ser aplicados no meio digital. “A ideia de comunidade por exemplo, como criar comunidade para o seu negócio; criar parábolas e metáforas, pois nem todo mundo tem discernimento para aprender conteúdo técnico, então conte história; a prova social é o antigo confessionário (conhecer o cliente); símbolos e rituais são para ser reconhecidos, o símbolo mais conhecido do mundo é a cruz”, expressou.


Segundo Primo, a partir dos influenciadores digitais houve uma evolução do que se entende sobre ser professor, agora o criador de conteúdo é o professor digital e a profissão do momento é copywriter. Ele conta ainda que a melhor ferramenta de networking é o podcast, pois você se conecta com pessoas importantes e aprende com elas. “No marketing digital você pode ganhar dinheiro rápido, mas é preciso manter visão e direção a longo prazo.” Porém estar no meio digital produzindo conteúdo tem seu ônus. “O que mais vai doer é o julgamento por você ser notado, se você não é notado não gera resultado. Saiba quem você é, não deixe a crítica ir para o coração e não seja abalado”, resumiu.


Primo ainda deu algumas dicas para produzir conteúdo no YouTube. “Pegue os dez canais mais visualizados do seu segmento, assista aos dez principais vídeos de cada canal e modele para criar o seu conteúdo. Fazendo tudo isso durante um ano, com consistência e direção vai ter resultado”, enfatizou.


Força do hábito

Sendo bem sincera, não fazia ideia quem era Paulo Machado e muito menos conhecia o trabalho dele, só tinha visto um anúncio no YouTube que pulei rsrsr... não me julguem! Ele é considerado o rei do hábito, treinador com 20 anos de experiência em comportamento humano e palestrante. No Go Digital a apresentação dele foi bem descontraída o que animou a plateia. Ele usou técnicas de memorização e falou como instalar hábitos. Para ele, “o sucesso que você não tem depende dos hábitos que você ainda não instalou”.


Apresentação de Paulo Machado. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Paulo Machado. Foto: Acervo pessoal

De acordo com Paulo, o ambiente é maior do que a disciplina porque pessoas e ambiente são importantes para ter mudança de hábito. “Experiência muda frequência, uma mente que expande nunca volta para o seu tamanho original”. Entre tantas técnicas, tem uma que ele costuma indicar para quem quer evitar deixar pendências para o próximo dia, é ter em mente que você precisa fazer aquilo que se comprometeu antes de dormir, ao invés de colocar horários específicos na agenda, pois caso você não faça no horário estabelecido pode gerar frustração.


No geral, gostei da palestra, foi bem interativa e dinâmica, Paulo trouxe bastante frases de efeito que impactaram a plateia, mas senti falta de um conteúdo mais substancial. Ah, em certo momento, achei cansativo repetir várias vezes como técnica de memorização as palavras clareza (mesa), atratividade (telão), facilidade (caixa de som), recompensa (poltronas) e motivo (cortina) - só pra quem esteve na hora entende rsrs..., porém, de qualquer forma, valeu o conhecimento adquirido.


Tendências do Marketing Digital para 2022

Para quem se interessa por conteúdo mais técnico sobre marketing e, de preferência, bem explicativo, recomendo acompanhar o canal do YouTube do professor Gilberto Augusto, ele que é embaixador da Educação, sócio fundador de um dos maiores grupos educacionais do país e a principal referência em Neuromarketing e Learning Experience do Brasil.


Apresentação do professor Gilberto Augusto. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do professor Gilberto Augusto. Foto: Acervo pessoal

Sem sombra de dúvida, pra mim, a palestra do professor Gilberto foi um “achado” no Go Digital Festival. Até então, não conhecia de fato o trabalho dele, já tinha ouvido falar, mas assistir de perto é outra coisa. O cara tem uma energia fora de série, entende muito sobre marketing e o melhor é que ele explica de forma bem didática, compreensível e irreverente, pelo menos eu achei.


Na apresentação, ele abordou as tendências do marketing digital para 2022. Seguindo essa linha de raciocínio, a palestra percorreu pelos princípios de Interdependência, Otimização e Fases de desenvolvimento, com uma introdução sobre os seis princípios dos sábios “Primeiro é Perícia, segundo Prudência, terceiro Paciência, quarto Lateralidade que é não negar nenhum tipo de conhecimento, quinto Escuta ativa e por último Amor”, definiu.


O palestrante ainda explicou a diferença entre Inbound marketing e Outbound compartilhando dicas para construir um conteúdo de valor no meio digital:


Mapa 3C – Canal (o meio); Calendário (planejamento editorial); e Conteúdo (produção);

Mapa 3D - Dores (curar uma dor); Dúvidas (tirar uma dúvida); e Desejos do seu cliente (gerar desejo);

TACO (se refere aos tipos de conteúdo) - Técnico (passo a passo, mostrar posicionamento); Autoridade (três formas de prova: depoimento; prova social; aprovação social); Conexão (memes, “infoentretenimento”, que é a mistura de conteúdo informativo + entretenimento); e Objeções.


Para falar sobre Branding, que segundo o professor nada mais é do que o desenvolvimento, a gestão e a valorização de uma marca, ele formou um tipo de acróstico com a palavra Marca:


Memória - Mind Share (a percepção que a marca causa na mente do consumidor)

Atenção - Identidade visual

Repetição - Teoria do prego

Coração - Emoção

Alcance - Omnichannel


Outro fator importante a ser considerado é a personificação da marca que traduzindo é a humanização dela, exemplificada com o avatar da empresa Magazine Luiza e o da Casas Bahia, ambos que fazem o maior sucesso nas mídias sociais. Caso você esteja buscando aumentar o alcance da sua marca, a recomendação do professor Gilberto é utilizar os recursos como tráfego pago; colabs e SEO (de preferência criar artigos).


Na construção de conteúdo para canais digitais, o professor Gilberto abordou os conceitos de Storytelling e Storydoing (contar história de verdade) que são compostos por personagem; enredo; narrador; tempo; e espaço. “Para criar uma marca forte tem que ter um significado, mas pra isso é preciso construir storytelling, mas tem que ser uma história de verdade que é o storydoing”, pontuou.


Com uma palestra rica de conceitos com certeza muitos insights surgiram, pena que o tempo destinado ao palestrante foi muito pouco que, infelizmente, o impossibilitou de se aprofundar mais na temática e falar sobre neuromarketing. Para esse tipo de palestra vale a pena ter maior duração.


Código secreto da riqueza

Cadê as obstinadas daqui do Blog, hein? Agora é a vez do criador do movimento Obstinado, jargão usado nas mídias sociais pelo empreendedor Janguiê Diniz, que também é o responsável pela organização e realização do Go Digital Festival. Ele que chegou à lista da Forbes, é mestre e doutor em Direito e fundador do grupo Ser Educacional, além de fundador e presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo.


Apresentação do empreendedor Janguiê Diniz. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do empreendedor Janguiê Diniz. Foto: Acervo pessoal

Andando por entre a plateia, Janguiê subiu no palco ao som de “The Final Countdown” – Europe, animando a todos os presentes. Na palestra intitulada o “Código secreto da riqueza”, repleta de frases motivacionais e citações, características do discurso de Janguiê, ele abordou sua trajetória profissional fazendo uma reflexão da própria história de vida com o sucesso que tem hoje, e entregando os códigos (expressão muito usada, de uns tempos pra cá, no meio digital) de como transformar sonhos em realidade. “Antes de mais nada se afastar de coisas e pessoas negativas para a prosperidade aparecer, fugir do coitadismo, vitimismo e ter ousadia na vida”, afirmou.


A primeira chave do código secreto da riqueza é a Decisão de mudar de vida, transformar seus sonhos em propósito de vida, pois a preparação é a metade da vitória. “Não importam as adversidades que surjam, temos que superá-las até conquistar a vida que a gente sonhou”, assegurou.


Fugir das crenças limitantes é uma alternativa para alcançar o sucesso, e nessa parte a programação mental, segunda chave, é que faz a diferença. “O seu corpo só faz aquilo que a sua mente acredita. São os seus pensamentos que criam as suas decisões”, enfatizou.


Mas Janguiê alerta: “Quando chegar lá não perca a humildade, agradeça, seja grato, pois é na prosperidade que nossos amigos nos conhecem, e na adversidade que você conhece seus verdadeiros amigos”.


Um dos momentos marcantes da apresentação de Janguiê foi a participação do influenciador digital de 10 anos de idade, Luquinhas, que aproveitou o palco para encorajar a plateia e compartilhou qual a principal chave do livro “O código secreto da riqueza: As 12 chaves que lhe trarão sucesso”, de Janguiê Diniz, despertou a obstinação nele. “Foi a chave dois, a programação mental. Lá eu vi que existem dois tipos de mindset, um é a mentalidade limitada, em que as pessoas têm as crenças limitantes, e a mentalidade de crescimento onde as pessoas acreditam que os talentos são infinitos”, disse.


Luquinhas ao lado do empreendedor Janguiê Diniz. Foto: Acervo pessoal
Luquinhas ao lado do empreendedor Janguiê Diniz. Foto: Acervo pessoal

O mercado das startups e investimentos

Conhecido como investidor-anjo, João Kepler que é escritor, conferencista, apresentador de TV, conselheiro de empresas e entidades, já foi premiado por quatro vezes como o Melhor Anjo-Investidor do Brasil pelo Startup Awards. Ele conduziu a palestra voltada ao mercado dos negócios digitais e investimentos onde explanou sobre a evolução das startups, qual tipo de diferencial competitivo o empreendedor precisa ter e como captar recursos para escalar seus negócios.


Apresentação do investidor João Kepler. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do investidor João Kepler. Foto: Acervo pessoal

O CEO da Bossanova Investimentos, que realizou mais de 700 investimentos em startups nos últimos cinco anos, pontuou a lógica de investir em negócios. “Eu não entro em um negócio para ter lucro DRE, não entro para ser sócio, não entro para ter dividendos, não entro para ficar pra sempre, não entro para fazer gestão, nem entro para dar ordens. O que olho numa startup para investir nela são as áreas de humanas, financeiras e vendas”, garantiu.


Segundo o palestrante, o empreendedor que busca por investimento precisa:

  • Conhecer o seu próprio negócio

  • Validar primeiro

  • Mostrar algum resultado

  • Entender as TESES dos investidores

  • Participar de eventos e conexões

  • Mandar informações periódicas – para o possível investidor

  • Preocupar-se com o captable


Enquanto especialista na relação empreendedor-investidor, Kepler explicou ainda que na busca pelo investimento o empreendedor tem que mostrar aos investidores “Qual o problema que resolve, como resolve, qual o modelo de negócio, qual é o time, qual é o mercado, qual é a solução, qual é o diferencial, qual a expectativa para os próximos anos, qual o estágio e os resultados até agora, o que precisa e por quanto tempo.”


Antes de finalizar a apresentação, João Kepler esclareceu sobre o jogo do Equity - Valuation, como calcular o valor patrimonial do seu negócio, e afirmou que a moeda mais valiosa hoje é a Atenção, porém ele avisa: “Antes de entender de negócios, startups e investimentos é preciso entender de gente”.


Segredos da audiência

Sabe aquele meme Expectativa x Realidade, representa bem o que senti pela a apresentação de Samuel Pereira, empresário e fundador do Segredos da Audiência Ao Vivo, um dos maiores eventos de Marketing Digital do Brasil e o maior evento de Tráfego e Audiência do mundo, ainda é CEO da Mostarda Web, coautor do livro “Negócios Digitais”, best-Seller na Veja, e autor do livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”.


Apresentação de Samuel Pereira. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Samuel Pereira. Foto: Acervo pessoal

O palestrante abordou a relação do ser humano com a tecnologia e suas tendências, a interação social, a realidade virtual e a inteligência artificial, apresentando pesquisas sobre o consumo e tempo gasto dos indivíduos com as mídias sociais. Segundo ele, a nova era é a experiência imersiva – a briga pela atenção, o tema central do seu livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”. “Hoje queremos encurtar a distância entre família, amigos e clientes.”


Sendo especialista em tráfego e audiência na internet para negócios digitais, nos últimos anos, criou mais de 60 blogs e sites do zero, ultrapassando a marca de 200 milhões de visualizações de páginas e mais de um milhão de seguidores nas mídias sociais de seus blogs e mídias pessoais, confesso que esperava mais na entrega de conteúdo dessa palestra, quero crer que diante da biografia de Samuel ele seja muito mais do que assisti no evento.


Durante a apresentação, o palestrante focou no tema do momento: Metaverso e como que vai interferir nas relações de trabalho, trazendo exemplos do que já vem acontecendo no mundo, e explicou também sobre o universo dos NFTs.


Os desafios de uma empresária

Já adianto que essa palestra deu o que falar, viu! Não seria diferente, já que estamos tratando de nada mais nada menos do que Maira Cardi, ela que é modelo, influencer, empresária da saúde, life coach e já foi apresentadora de televisão. Como empresária, especialista em PNL, Maira criou o programa de emagrecimento “Seca Você Renove”, onde se dedica a ajudar pessoas mudando seus gostos e, consequentemente, a alimentação com receitas saudáveis e saborosas.


Apresentação de Maira Cardi. Foto: Acervo pessoal
Apresentação de Maira Cardi. Foto: Acervo pessoal

A palestra, no entanto, deixou a desejar, isso porque ela não conseguiu concluir a apresentação no tempo estimado, muito menos se aprofundar na temática da programação do Go Digital Festival, destacando mais a vida pessoal, o que gerou descontentamento de boa parte do público por achar que ela ultrapassou o tempo e desrespeitou o direito dos palestrantes que ainda iriam se apresentar. Por outro lado, muitas mulheres se manifestaram em apoio ao discurso da convidada.


Na verdade, Maira focou em contar a própria história de vida, os acontecimentos marcantes de sua infância, compartilhando os abusos que já sofreu e os rótulos que construiu ao longo da vida para provar à sociedade que não é “burra e puta”, termos usados pela palestrante, além das frequentes polêmicas envolvendo o nome dela e as críticas que recebe pela exposição. “Eu fui muito criticada... Não posso ser dona da minha barriga. Não quero saber sobre títulos, quero saber sobre a pessoa”.


Como se não bastasse, a equipe de som do evento foi bem deselegante com a convidada, inserindo música enquanto a palestrante discursava e, até mesmo, cortando o microfone dela.


Hoje, Maira tem divulgado o seu programa de emagrecimento e fazendo um atendimento personalizado. Durante a palestra explicou como funciona o método desenvolvido por ela e quantos alunos já adquiriu, entre eles pessoas famosas como a cantora Anitta.


Particularmente, não me identifico com o discurso da palestrante, ela se posiciona como uma mulher empoderada e a frente do seu tempo, mas desconfio que na prática não seja realmente assim. “Vai e faz, não espere aplausos”. Ela se justifica o tempo todo diante das críticas que recebe, diz que não se importa, mas no final das contas dá muita audiência para as críticas parecendo que gosta de se promover diante das polêmicas.


A impressão que tive é que foi mais um “discurso de divã”, como se quisesse provar algo para alguém. “Olhar para a dor e ver o que pode fazer a partir dela”. Acredito que Maira, assim como muitas de nós, se encontra na fase de ressignificar a própria vida e mantem feridas ainda abertas que perpetuam ao longo da sua trajetória, mas será que o palco é a terapia? Deixo pra vocês esse questionamento.


Ter uma vida em abundância

A irreverência do pastor Claudio Duarte divertiu a plateia que já seguia para a reta final da programação exaustiva do primeiro dia do Go Digital Festival. Ele que se tornou um fenômeno do YouTube por trazer leveza e bom humor em suas mensagens, palestrou baseado na passagem bíblica do livro de João, capítulo 10 e versículo 10: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”


Apresentação do pastor Cláudio Duarte. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do pastor Cláudio Duarte. Foto: Acervo pessoal

Quem conhece o pastor Cláudio Duarte sabe que sua marca registrada é fazer piadas com as mensagens evangélicas ao compartilhar orientação e ensinamentos, e no Go Digital não foi diferente, ele abordou a temática relacionamentos, especialmente a vida conjugal com referências e apontamentos da Bíblia.


Na visão do pastor, lidar com gente é desafiador. “A gente reclama dos resultados das nossas próprias escolhas. Ou você trabalha para realizar os seus sonhos ou para realizar os sonhos dos outros. A vida te aproxima de pessoas que possuem aquilo que te falta, pessoas diferentes. Pegue o que tem de melhor nelas, o que for ruim deleta”, indicou.


Ressaltando que o nosso destino está em nossas mãos, Cláudio Duarte indagou que “você está mais preocupado com a velocidade do que com a direção. Quem é o seu alvo? Pessoas tem corpo, alma e espírito. O que você tem para oferecer a essas pessoas?”.


A importância da espiritualidade para o desenvolvimento pessoal e profissional

Quem encerrou o primeiro dia de evento foi o Padre Patrick Fernandes, ele que exerce sua missão há 8 anos e celebra suas missas na Paróquia São Sebastião, no Pará, já conquistou milhões de seguidores no Instagram, depois de viralizar um conteúdo bíblico de forma leve, cômica e inusitada, principalmente os conselhos amorosos, atraindo atenção não só de fiéis da Igreja Católica, mas também admiradores que não seguem a religião.


Apresentação do padre Patrick Fernandes. Foto: Acervo pessoal
Apresentação do padre Patrick Fernandes. Foto: Acervo pessoal

Com uma palestra convidativa à reflexão sobre a relação atual do indivíduo com as mídias digitais, o sacerdote compartilhou a própria experiência nelas e como se deu o seu processo para começar a usar o Instagram. “Meu propósito é usar esse alcance para atrair mais pessoas para a igreja, ensinar de forma leve, objetiva e consciente", declarou.


Ah, entre uma palestra e outra ocorreram os painéis, um formato de bate-papo com influenciadores e especialistas em marketing, vendas, mídias... como Isaías Silva, Junior Neves, Marcelo Tavora, Marcio Giacobelle, Alfredo Sestini Neto entre outros.


Isaías Silva e Junior Neves durante o painel Redes Sociais. Foto: Acervo pessoal
Isaías Silva e Junior Neves durante o painel Redes Sociais. Foto: Acervo pessoal

Finalizamos o primeiro dia do Go Digital Festival, no próximo post vou compartilhar mais detalhes do segundo dia de evento. Não perde!



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