top of page
  • Foto do escritorDanielle Lins

Empreendedorismo feminino: três passos essenciais para mulheres que querem empreender

Atualizado: 6 de jun. de 2022


Foto: Alba Nogueira, mentora de carreira para mulheres
Alba Nogueira, mentora de carreira para mulheres. Foto: Acervo pessoal

Ainda tem dificuldades em retirar a sua ideia do papel e mergulhar de vez no universo do empreendedorismo? Então este post é para você! A mentora de carreira para mulheres e também escritora, Alba Nogueira, com 18 anos de experiência na área de desenvolvimento humano, envolvendo negócios e ambiente acadêmico com foco em recursos humanos, atualmente ajuda mulheres a terem clareza dos seus objetivos na carreira para que conquistem bem-estar profissional, é a nossa convidada do Conversa&Conteúdo deste mês, e irá compartilhar no texto abaixo, alguns passos para você sair definitivamente do campo das ideias.


Empreendedorismo feminino envolve negócios criados e liderados por mulheres ou quando estas encontram-se em cargos de liderança nas organizações. Sabemos que existem mulheres atuando, que tiraram as suas ideias do papel e já estão empreendendo. Mas, percebemos também que há mulheres com esse mesmo intuito, no entanto, não entram em ação, ficam esperando pelo momento certo ou quando as coisas melhorarem. É o seu caso?


Nesse cenário, é natural encontrar muitas pessoas que ficam esperando pelo momento perfeito para tomar uma decisão importante na vida. Tem gente que espera por um longo tempo, para não dizer, a vida toda.


Na realidade, o momento perfeito não existe, sempre vão surgir algumas barreiras no caminho para uma mulher que deseja empreender. Ter uma ideia apenas não significa iniciar algo, a prática sim, colocar a “mão na massa” e fazer acontecer.


Empreender requer ação e existem alguns passos importantes para começar esse movimento:


1. A ideia partiu de você. Sendo assim, se conheça melhor

O seu projeto para ser realizado irá depender de você, ou seja, torna-se fundamental conhecer mais sobre você durante a caminhada, sobre as suas habilidades, sobre seus pontos fortes e pontos de melhorias. Quanto mais você se conhecer, maior será a clareza dos seus passos para concretizar o seu objetivo. Nesse processo de autoconhecimento, você pode também pedir ajuda para profissionais habilitados que possam orientar melhor o seu movimento nas decisões.


2. Empreenda fazendo o que você gosta

Algumas pessoas acreditam que basta encontrar empreendedores de sucesso para que possam copiar o que eles estão desenvolvendo. A tendência, nesse caso, é de fracassar logo de início da jornada. O melhor é fazer o que gosta, você irá tornar o seu trabalho prazeroso, contribuindo para que as coisas funcionem bem. E, diante dos desafios que possam surgir, terá maior probabilidade de encontrar soluções rápidas e mais assertivas.


3 Perguntas que você deve fazer para começar a empreender


Para iniciar os primeiros passos é necessário apresentar questionamentos que vão deixar de forma clara as decisões que devem ser tomadas na prática diante do projeto, ou seja, faça perguntas!


  • Qual é o seu mercado?

  • Quem é seu público-alvo?

  • Por que as pessoas vão precisar do seu produto ou serviço?

  • Que diferencial você pode oferecer para chamar a atenção diante da concorrência?

  • Quem são os possíveis concorrentes e qual ação você deve realizar?

  • Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento?

  • Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade?

  • Você estará se realizando ao executar sua ideia?


Importante também você conversar com pessoas que já estão no mercado e que empreendem na área que você deseja atuar. Elas poderão apresentar informações valiosas para o início do seu empreendimento.


Vale salientar que, o empreendedorismo é mais do que ter um negócio para obter lucro. É um movimento que envolve também a realização pessoal, que transforma a vida da empreendedora e de todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o negócio.




Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.


458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page