top of page
  • Foto do escritorDanielle Lins

Mulheres vencem NASA Space Apps Challenge 2020 em Recife

Atualizado: 2 de nov. de 2020


Dani Bezerra (líder local), secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, convidados  e os líderes das equipes vencedoras, durante a premiação. Créditos: Carol Bezerra
Dani Bezerra (líder local), secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos, convidados e os líderes das equipes vencedoras, durante a premiação. Créditos: Carol Bezerra

Durante a grande final do NASA Space Apps Challenge 2020, que ocorreu em Recife, foram divulgadas as três equipes vencedoras, entre elas, a primeira colocada composta por quatro mulheres vai representar Pernambuco e o Brasil na etapa global da competição, juntamente com a segunda equipe. A maratona tecnológica internacional ocorreu de 02 a 04 de outubro, simultaneamente em todo o mundo, mais de 140 cidades participaram, 14 delas do Brasil.

De acordo com a organização, essa edição teve mais participantes do que o ano passado, foram 100 selecionados e mais de 80 enfrentaram os 22 desafios. Também houve um aumento de 3% no número de mulheres, o público feminino ocupou mais de 50% das vagas. “Estamos orgulhosos com o resultado e um pouco surpresos. Não esperávamos tanta energia, engajamento e alegria em um evento online. Os projetos tiveram tanta qualidade que deu trabalho para a banca de avaliação escolher. Agora é torcer que a comissão da NASA selecione os projetos pernambucanos para a grande final, em janeiro de 2021”, explica Dani Bezerra, uma das líderes locais.

A equipe vencedora, formada por Tatyane Souza, professora Game Design e Service Design no Grupo Ser Educacional; Camila Luísa, analista Pleno iOS na MV; Jeane Cecília, doutora em Ciência da Computação e professora na UFRPE; e Amanda Souza, técnica em Comunicação Visual e estudante de Service Design da Uninabuco, desenvolveu o “Ubuntu Space - Educação, Respeito e Solidariedade”. Através dos dados da NASA sobre igualdade de oportunidade e diversidade, elas combinaram tecnologia e fundamentos da vanguarda educacional de forma a disseminar a imagem positiva da população negra, utilizando uma abordagem gamificada para identificar e evitar termos pejorativos presentes nas diferentes línguas, auxiliando a educação infantil.

Em segundo lugar, a equipe composta por Arthur Felipe, mestre em Ciência da Computação pela UFPE/ CTO na Intelivix; Camylle Vieira, designer gráfico pela UFPE; João Victor, analista de T.I no Ministério da Economia; e Marcelo Gomes, cientista de Dados sênior na Procuradoria Geral do Estado de PE, criou o projeto “Firesafe”, uma aplicação mobile com o objetivo de aumentar a capacidade de combate aos incêndios por parte do Corpo de Bombeiros com o apoio da população. A solução permite a junção de dados de satélite com fogo ativo e notificações enviadas pela população civil, agilizando a comunicação com os bombeiros.

Já no terceiro lugar, a equipe formada pelos alunos da Cesar School, Alicia Tasselli; Carlos Vinicius; Isadora Vasconcelos; Liubliana de Araújo e Melissa Ribeiro, produziu uma plataforma gamificada chamada “Carbono da Peste”. Eles encontraram como problema principal a curva de emissão de carbono com tendência de aumento há vários anos, e decidiram solucionar informando e conscientizando sobre os GEEs e todo o impacto no planeta.

Além das duas melhores equipes serem submetidas à organização mundial concorrendo ao prêmio de uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos, ganharam cursos de programação da Labenu, de soft skills da Trêsbê Educação, desconto na Use Café, incubação pela Unicap, mentoria do Sebraelab e acesso premium ao TDC Recife. A 3ª edição do NASA Space está prevista para os dias 1º, 02 e 03 de outubro de 2021.

Mais informações

Assessoria de Imprensa AC Comunicação

Fone: (81) 97903.2074 (Dani Bezerra, líder local)



Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.

4 visualizações0 comentário
bottom of page