top of page
  • Foto do escritorDanielle Lins

LIVE 7 Como desenvolver uma liderança efetiva e transformadora

Atualizado: 30 de ago. de 2020



Encerramos a série de Lives “Empreender com propósito” feita no Instagram, nessa sexta-feira (28), com a Live 7, a qual teve a participação de Roseana Faneco, ela que é diretora NE Rede BR Cidades Inteligentes e Humanas, líder da RGE, conselheira do Porto Social e da Junior Achievement-PE, embaixadora AACD e Ária Soci, e líder do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Recife. Num bate-papo descontraído, Roseana nos orientou a como desenvolver uma liderança efetiva e transformadora.


Confira os insights da live:


Chefe x líder

Chefe é quando você é designado, nomeado ou convidado a determinados cargos, mas a liderança nasce naturalmente e está presente na sua vida. Você pode ser líder do seu grupo de estudo, na escola, na igreja, na sua casa como mãe.


A liderança nada mais é que a capacidade de proporcionar os meios para que os liderados desenvolvam suas capacidades em sua plenitude. Só podemos nos sentir líder quando fazemos com que os liderados se sintam melhores, mais valorizados e capazes de exercer os seus talentos da melhor forma.


Comunicação efetiva

O líder precisa estabelecer uma escuta ativa para ouvir sua equipe e conhecê-la. Um dos maiores desafios na função de liderança é disponibilizar um tempo necessário para ouvir e exercer uma comunicação efetiva, onde os colaboradores entendam a mensagem e o líder entenda o que a equipe precisa. A ausência de diálogo faz com que as coisas se tornem mais difíceis do que parecem.


Na liderança há um processo de dupla, ou seja, o líder e o liderado, cada um tem 50% de responsabilidade, 50% do líder e 50% nas mãos do liderado: se como líder eu falo o que estou sentindo o liderado vai poder me ajudar, e vice-versa.


Visão

Definir aonde se quer chegar. Se você não passa a visão clara, quais são os objetivos, o que de fato a liderança quer atingir e o que está buscando, como é que a equipe vai poder ajudar? O objetivo vai definir as metas e a liderança vai coordenar e alinhar o processo da equipe.


Influência

Não tem como você liderar sem dar o exemplo. Como é que você pode pedir que as pessoas façam algo se você não está fazendo? Como é que você pode motivar ou influenciar alguém a acreditar em um processo que você não está integrado?


Propósito

É importante a liderança estimular e desenvolver o propósito dos liderados. Se eu não sei exatamente o porquê que eu existo, o por-quê que estou fazendo algo, não vou encontrar caminhos de como fazer a missão do líder. Quando o liderado atua de acordo com o seu propósito entende que as necessidades da empresa são preponderantes.


Liderança servidora

Hoje, o líder é um atuante, um ator para fazer com que as coisas saiam bem, conhecer as necessidades da equipe, desenvolver a capacidade de servir com um olhar sistêmico. É a liderança do servir, do amor, não de amor afetivo, mas de prover necessidades.


Fazer o que é necessário

Nem sempre o líder faz o que é desejado, principalmente quando se tem uma equipe grande, e nesse processo de liderança requer algumas posturas que precisam ser compreendidas.


Definir uma ideologia

A ideologia de uma empresa é construída a partir da missão (como é que vai se fazer aquilo), a visão (onde se pretende chegar) e quais os valores, são eles que dão suporte ao propósito do negócio.


Maior desafio do líder

Respeitar as diferenças. O líder precisa se policiar para respeitar o outro, respeitar as preferências, as individualidades. Liderar significa transformar pessoas, fazer com que elas se sintam produtivas e que os talentos delas aflorem.


Como fazer isso?

O líder não pode dividir com ninguém a responsabilidade, a responsabilidade é dele. Se tiver o sucesso é da equipe, mas se tiver alguma coisa errada é do líder. Se houve alguma dificuldade, algum erro, tem que rever o processo de comunicação e a forma de delegação de tarefas.


Líder erra

Essa história de que líder não erra não existe. Líder erra todo dia porque também é uma pessoa frágil e trabalha com pessoas diferentes e de perfis diferentes.


Autoconhecimento

Na posição de líder a maturidade e o autoconhecimento fazem com que ele compreenda que certas atitudes do liderado não são para atingi-lo, muito menos leva para o lado pessoal, pelo contrário, ele reconhece que o liderado ainda está no processo de amadurecimento.


Auxiliar nos resultados

O líder proporciona meios e condições para que os resultados aconteçam não só os da empresa, mas também os resultados do liderado. Se o líder está alinhado com o colaborador é de responsabilidade do líder proporcionar esses meios.


“A vida é feita para se construir pontes e conexões.”

Perdeu a live? Deixei salva lá no Instagram: https://www.instagram.com/p/CEc1V97qN94/

Também está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=-P6iRVXZMCY


Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.

10 visualizações0 comentário
bottom of page