top of page
  • Foto do escritorDanielle Lins

Por amor aos animais ela faz o que faz

Atualizado: 30 de jan. de 2020

A alegria fica estampada no rosto de Eustelle quando o assunto é seus pacientes. Crédito: Diêgo Albuquerque Fotografia
A alegria fica estampada no rosto de Eustelle quando o assunto é seus pacientes. Crédito: Diêgo Albuquerque Fotografia

“Nós veterinários não cuidamos apenas de bichinhos, nós cuidamos dos humanos também, a gente sempre está protegendo os dois”. Essa frase traduz o trabalho que a médica veterinária Eustelle Lemos de Souza vem desempenhando há 18 anos. Aos 42 anos, Eustelle é formada em Licenciatura Agrícola, cursa pós-graduação em Clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, é casada e tem um filho de 11 anos. “Atuo como clínica geral, também já atendi à prefeitura daqui e trabalho como RT – Responsável Técnica, em alguns supermercados que trabalham e manipulam produtos de origem animal”, esclarece.


Antes de residir na cidade de Vitória de Santo Antão, ela morava no Recife, onde tinha uma clínica desde que se formou em 2000. Quando surgiu a oportunidade de se estabelecer em Vitória se mudou com o filho ainda pequeno, precisou começar do zero para construir a clínica veterinária que administra hoje. “Foi difícil ter um local próprio, encontrei muitas barreiras e competições bobas e injustas, mas estamos há 11 anos aqui”, conta.


Pacata e reservada, Eustelle se refugia em seu sítio que fica a quatro quilômetros da cidade. Cercada por animais de várias espécies ela costuma dizer que é paciente com os seus pacientes, inclusive disponibiliza um lugar em casa para os animais em tratamento. “Tenho oito cachorros, cinco gatos, pássaros, calopsitas, um jabuti, cavalos e bois, além de bichos soltos como cobra, saguins, raposa, tatu, galinhas e pavão. A gente mora onde queria morar, é um refúgio porque a agitação da cidade grande está cada vez pior”, descreve.


Ela é supersticiosa, determinada, apaixonada por corujas e gosta de trazer novidades para os clientes da VetVitoria. “Trabalhamos de domingo a domingo, nos sábados até mais tarde e no domingo o dia todo, há muitas lojas e clínicas veterinárias surgindo, mas o trabalho que realizamos tem um diferencial. Quando o animal sai daqui ele está acobertado por exames laboratoriais e patologistas específicos”, garante.


Eustelle não se considera mansa quando o assunto é animais, pelo contrário, é do tipo de brigar por eles. Como ela mesma diz: Sou um cacto cheio de espinhos, mas que também coloca flores. “Já parei em delegacia por causa de animal. Eu bato de frente com o homem, posso não ganhar na briga por ele ter mais força, mas na inteligência não deixo a desejar. Costumo dizer que quanto mais eu conheço os animais mais eu gosto deles e menos dos humanos”. Desde a adolescência era destemida, quando concluiu o 2º grau cursou mecânica numa turma de três mulheres e 40 homens. “Se a discriminação passou perto de mim eu nem percebi, eu não ligo e nem faço discriminação. Já fui professora, ensinei Física, Química, Biologia e Matemática no Colégio Três de Agosto”, detalha.


Incansável em buscar o crescimento da VetVitoria, Eustelle realiza um trabalho em função da saúde dos animais. Oferece consultas clínicas e especialidades, exames laboratoriais, de imagem, medicamentos, cirurgias e reabilitação. Tem filial em Glória do Goitá, além de uma equipe concisa e atualizada. Está montando uma clínica específica para animais de grande e médio porte com a ajuda do esposo que cursa veterinária. “Eu recebi muitos nãos na minha vida e passei por cima de muitas pedras, mas nunca tive medo de arriscar. Se arriscar e não der certo pelo menos você não se arrepende porque tentou”, enfatiza.


Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page