top of page
  • Foto do escritorDanielle Lins

Secretário da SECTI participa da grande final do NASA Space Apps Challenge in Recife Edição 2020


Participantes da 1ª Edição do NASA Space Apps Challenge in Recife / Arquivo NASA in Recife
Participantes da 1ª Edição do NASA Space Apps Challenge in Recife / Arquivo NASA in Recife

Nesta quarta-feira (07), às 19h, acontece a grande final da competição internacional, NASA Space Apps Challenge in Recife Edição 2020 - “TAKE ACTION from home”, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco - SECTI. O evento, que começou entre os dias 02 a 04 de outubro, contará com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Lucas Ramos, para realizar a entrega das premiações às três melhores equipes.


No total, foram 100 competidores separados em 17 equipes que desenvolveram soluções criativas e inovadoras diante dos 22 desafios enfrentados. Eles concorrem a cursos de programação da Labenu e de soft skills da Trêsbê Educação, desconto na Use Café, incubação pela Unicap, mentoria do Sebraelab, acesso premium ao TDC Recife. As duas melhores equipes serão submetidas à organização mundial e poderão fazer parte dos cinco premiados mundiais - o prêmio para as melhores soluções globais é uma visita ao NASA Kennedy Space Center, na Flórida, Estados Unidos.


Em termos de segurança à saúde, devido à pandemia da Covid-19, a final não vai ser aberta ao público, restrita apenas para convidados e com a participação dos líderes de cada equipe, mas será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do NASA Space Recife. A banca de avaliação é composta por Daniel Lima, head de Inovação da DataBizz e líder de Comunidade na Manguezal; Carla Nascimento, User Experience Design Associate Manager; Katarina Santiago, gerente do Núcleo de Ciências de Dados da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco; Ana Amélia Batista, gerente de Informações e Sistemas Aplicativos da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco; Jeffrey Lodermeier, cônsul de Diplomacia Pública - Educação, Cultura e Imprensa do Consulado Americano no Recife.


Este ano, a intensa maratona que atrai estudantes e profissionais de diversas áreas de atuação teve o apoio institucional do Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife, da Usina Pernambucana de Inovação, da SECTI - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e da SEPLAG - Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco, e o patrocínio da Labenu, da Universidade Católica de Pernambuco, da Cesar School, da Use Café, das empresas Pitang, Trêsbê Educação, Informata, Sebraelab, e do TDC Recife.


Sobre NASA Space Apps Challenge

É uma competição que ocorre em todo o mundo ao mesmo tempo, promovida pela incubadora da N.A.S.A que tem como objetivo resolver problemas reais a partir de desafios de vários níveis diferentes, permitindo que crianças, jovens e adultos possam participar. A maratona tem duração de 48 horas e reúne pessoas de diferentes skills (arte, design, tecnologia, negócios, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados, meio ambiente, política entre outras) que recebem acesso a dados da NASA relevantes a esses temas. O objetivo é proporcionar um ambiente de imersão, onde os participantes possam trabalhar em grupos multidisciplinares para desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios. A NASA acredita que a inteligência coletiva pode transformar o mundo e, por essa razão, disponibiliza seus dados para que pessoas do mundo inteiro possam colaborar e cocriar soluções incríveis.


Mais informações

Assessoria de Imprensa AC Comunicação

Data: 07 de outubro (quarta-feira)

Horário: às 19h

Local: Auditório da SECTI - Rua Vital de Oliveira, nº 32, Bairro do Recife

Fone: (81) 97903.2074 (Dani Bezerra, líder local)


Gostou desse conteúdo? Clica no coração ao lado, deixa o seu comentário e compartilha com mais pessoas.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page