A nossa primeira convidada da série de lives: Empreender com Propósito, de terça-feira (21), foi a empreendedora Naiara Corrêa.
Naiara Corrêa é fundadora e CEO da Lemon &Co – Estratégia e Aceleração de Negócios e do Be The Talent @bethetalent_br, método desenvolvido pela mesma que ajusta propósito à carreira com ações empreendedoras. É head de growth da Maturi @soumaturi, startup de trabalho e desenvolvimento para pessoas acima de 50 anos no Brasil. Especialista em modelagem estratégica de negócios em formatos diversos: franquias, projetos autônomos, startups, em projetos diversos de canais de vendas, internet, integração e fusão de empresas, projetos de comunicação, marketing e gestão.
Com o tema “Mulher Empreendedora - Como alinhar o seu propósito de vida para influenciar pessoas”, Naiara compartilhou sua experiência e trouxe muitas dicas e ensinamentos. A transmissão ao vivo está salva no IGTV, clica no link: https://www.instagram.com/tv/CC7Gnnlq0Xq/
Também está disponível no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ZRkZVHTtSgI&list=PL1ADZAT1Dkgc-52XPl43Orwy_i3dX86DB&index=2
Anota o resuminho:
1. Sobre como conseguir encontrar o seu lugar
SEJA INTENCIONAL: Comece a fazer. Não tem uma fórmula pronta para empreender. Mas quando você coloca intenção naquilo que faz, no que gosta e se propõe a entregar a sua proposta de valor, as coisas acontecem, simplesmente vai fluir.
2 Passos para ter entendimento e clareza do propósito
1º Passo: Autoconhecimento
Coloque-se no lugar de conhecer a si próprio permitindo olhar vários pontos da sua vida e entender seus sentimentos, depois transforme todo esse conhecimento em um movimento empreendedor.
2º Passo: Entender o Propósito como Proposta de valor
O valor que você entrega para um grupo de pessoas. É quando você usa os seus dons, aquilo que você tem de melhor, o seu ouro, o seu diferencial, e entrega para um maior número de pessoas, fazendo uma transformação não para você porque o propósito não diz respeito a você, mas ao que você entrega ao outro.
2 Dicas para a sua jornada empreendedora
1º dica: Conecte-se com pessoas
Às vezes, é difícil encontrar o seu propósito sozinha, ou até mesmo vai precisar passar por vários processos continuando com aquela dorzinha desconfortável, mas encontre pessoas para te ajudar. Por isso a importância de ter um mentor, pessoas que te aconselhem, e aquelas que são suas referências.
2º dica: Transite em tribos diferentes
A gente tem a mania de transitar no mesmo lugar e, com isso, se fecha para a possibilidade de novos caminhos. Muitas vezes, para encontrar o propósito você tem que ampliar a sua perspectiva e sair do seu círculo, se conectar com pessoas diferentes do seu mundo. Exemplo: Naiara saiu de SP para participar de uma mentoria aqui no Recife e conseguiu desenhar a proposta de trilha empreendedora que fez surgir o Be The Talent.
2. Sobre como sair do campo das ideias e ir para AÇÃO
- Anote suas ideias em algum lugar, um caderno, parede, janela. Às vezes, você não está com energia para colocá-las em ação, então comece a escrever o seu futuro num canto especial, traga pensamentos, recortes de revistas, insights de livros, daí sempre que surgir dúvidas passe nesse lugar, leia o que escreveu e vai encontrar respostas de coisas que você trouxe de dentro de você.
- Há várias metodologias para descobertas do propósito, mas antes de tudo organize a forma como vai executar e trace pequenas ações, perceba suas limitações, se você vai precisar de parcerias ou vai fazer tudo sozinha. Pode testar vários modelos, destruir e reconstruir.
3. Autoridade e influência
- Construção de autoridade não é uma receita de bolo. Todo mundo começa do zero e o crescimento é em espiral, primeiro você atinge as pessoas do seu círculo social para depois ganhar maior reconhecimento.
- Crie conteúdo a partir da sua proposta de valor e na medida que for fazendo isso você vai se conectar com pessoas que realmente querem consumir o seu conteúdo. Vale lembrar: primeiro a gente entrega muito conteúdo para depois vender alguma coisa.
4. Tendência do futuro: Profissional FREE WORKER
Profissional que trabalha por projetos dentro da empresa, diferente do modelo tradicional de contrato de trabalho. Pense: Que habilidades eu preciso desenvolver para me tornar esse profissional empreendedor, seja dentro da empresa, trabalhando em projetos, na internet? Trata-se de ter atitude empreendedora.
Gostou desse conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.
Comments